Simpósio de Dor Oncológica

214 students

Estima-se que cerca de 70% das pessoas com câncer sentem ou sentirão dor, em algum momento do seu tratamento. Em metade dessas pessoas, a dor é descrita como intensa. Em contrapartida, dados da OMS revelam que o simples uso da escada analgésica (técnica por ela proposta, ainda na década de 80) seria capaz de trazer alívio da dor para até 80% dos pacientes.

Portanto, ainda se nota um longo caminho para garantirmos uma assistência efetiva, no que diz respeito ao alívio da dor e do sofrimento, para essas pessoas.

Entre outros fatores para essa distância, apontamos a falta de conhecimento. Ainda há pouco espaço, nas faculdades da área de saúde, para temas como dor total, uso de opioides, cuidados paliativos, abordagem emocional, entre outros. Isso pode explicar, em parte, o despreparo dos egressos em identificar, mensurar e atuar no manejo da dor, especialmente oncológica, de seus pacientes.

A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) se preocupa com a dor das pessoas e tem feito um trabalho de excelência na ampliação do conhecimento. Através de seu Comitê de Dor Oncológica, lança o Primeiro Simpósio de Dor Oncológica, que tem como principal objetivo difundir conhecimento dentro dessa área, ajudando assim, a combater a ignorância e o despreparo que, em última análise, interferem na vida de milhares de pessoas que ainda não recebem uma assistência de qualidade em nosso país.

O evento terá um formato on-line, em respeito às normas sanitárias que atravessamos, nessa época de pandemia. Serão abordados importantes temas, como, por exemplo, o manejo de opioides, técnicas intervencionistas, uso de adjuvantes, cuidados paliativos e dor total. Palestrantes de grande conhecimento e experiência em suas áreas de atuação estão envolvidos nesse projeto, que conta com o apoio de LABORATORIO CRISTALIA, empresa parceira nesta causa.

Sejam todos muito bem-vindos! Vamos estudar juntos!

Instrutor

Gratuito